Reuniões Pedagógicas

Com o objetivo de promover a identidade do grupo, organizamos um encontro mensal, com o coletivo dos professores, objetivando focalizar as questões que nos unifica como escola, no embate de ideias e no encontro de novas estratégias coletivas para enfrentar as questões que concretamente nos surge. Neste momento também é possível valorizar as ações que, ainda no plano individual, podem tornar-se coletivas na escola.

Em nossa primeira reunião após o início de ano letivo, não poderíamos ter começado de outra forma, senão com uma dinâmica bem alegre e de interação entre o grupo!
Abraços, flores, mensagens de incentivo e chocolates levantaram o astral de todos!


Direcionamos, neste dia, nossas discussões para o processo de avaliação da escola e todas as etapas que o envolvem, desde a chegada do aluno.

Foi discutido longamente sobre as investigações necessárias e imprescindíveis a se fazerem em relação ao aluno, sua história familiar e escolar, suas formas de aprender e se relacionar com o conhecimento e com os outros, como forma de compreendê-lo como um todo.

Foi destacado e compartilhado com o grupo as formas próprias que cada professor vem utilizando para dar conta dessas investigações.

Neste momento, foi possível reafirmarmos a importância da forma de avaliação utilizada pela escola, bem como o compromisso do professor/escola, da família e do aluno nesse processo.



Em nossa reunião do mês de abril, nos dedicamos a planejar as atividades para o dia das mães e conversar sobre nossas práticas de sala de aula.
Inicialmente o grupo foi convidado, a partir de uma dinâmica, a compartilhar os limites que vem encontrando em seu fazer diário. Cada um foi colocando suas fragilidades e recebendo dos colegas sugestões de ações para trabalhá-las.
Neste mesmo encontro os professores assistiram vídeos com gravações de seus próprios alunos colocando sobre o que mais gostam nas aulas e na professora.




Nossa reunião pedagógica do mês de maio, realizou-se no “Dia do Desafio”. Então, não podíamos deixar de nos exercitar um pouco e, claro, dar boas risadas!


Neste dia, com a presença de professores e funcionários, retomamos alguns objetivos da escola tomando como referência o PPP construído e, a partir de então, fomos discutindo, em grupos, como andam as ações da escola em relação a sua filosofia.

Os grupos refletiram criticamente sobre cada objetivo proposto no PPP e sobre o desenvolvimento dos mesmos no cotidiano da escola.

Ao final, cada grupo escolheu alguns itens a serem discutidos no grande grupo. Neste momento já fomos criando estratégias para avançarmos no trabalho, referente aos tópicos em que foram sendo encontradas defasagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário